6 de out. de 2010

BsAs - 17 de outubro - La Plata / Palermo

- 07h30min – Estação Retiro – Saída para La Plata

Fonte: http://www.vivabuenosaires.com.br/provincia_estado_buenos_aires/la_plata.php

La Plata, capital da província de Buenos Aires, é o melhor exemplo de prosperidade argentina, durante o último quarto de século XIX,  o que  traça o seu projeto urbanistico e em sua sintuosa arquitetura. Fundada por Dardo Rocha, naquele momento governador da província, foi uma das primeiras cidades do mundo cujo plano urbanístico foi antes do seu nascimento, refletindo aos seus numerosos parques e praças, com amplas avenidas e diagonais, por isso é conhecida como a “cidade das diagonais”. Atualmente é a cidade com maior quantidade de museus,  locais e monumentos históricos em toda cidade.

Distância: 57km da Cidade de Buenos Aires
Populaçao: 553.002 habitantes
Fundaçao: 19 de novembro  de 1882

- 08h30min – Casa Curutchet - Le Corbusier

Fonte: http://www.docomomo.org.br/seminario%207%20pdfs/051.pdf

A Casa Curutchet, situada em La Plata, Argentina, foi projetada por Le Corbusier em 1948-49 e representa um caso particular dentro da obra do arquiteto. Inserida em malha urbana perfeitamente constituída, sobre um bulevar e em frente a uma praça, é a única casa do arquiteto construída na América Latina.
Além disso implantada em lote estreito e profundo entre medianeiras, flanqueado por casas contíguas de diferentes épocas, a residência é um típico exemplo de arquitetura moderna perfeitamente ajustada a um contexto urbano figurativo.
Encomendado a Le Corbusier por importante cirurgião da cidade, o projeto despertou o interesse do
arquiteto, que havia estado na Argentina em 1929 e esboçara um plano urbanístico para a capital. Sem
conhecer o terreno, Le Corbusier mantém intensa correspondência com o cliente, que o alimenta com
informações a respeito do programa de necessidades, da legislação urbana da cidade e com material
fotográfico do lote e seu entorno. Duas exigências programáticas básicas eram solicitadas pelo Dr.
Curutchet: consultório independente da residência e principais ambientes com vista para a praça em frente.

Dica: Vejam o material completo disponível nesse link:
http://www.docomomo.org.br/seminario%207%20pdfs/051.pdf

- 12h30min – Retorno para Buenos Aires / Palermo

- 14h30min – Jardín Botánico Carlos Thays

Fonte: http://www.quetalviajar.com/destinos-de-viagem/argentina/parques-e-jardins-em-buenos-aires-2.htm

Ocupando uma área de mais de seis hectares, o jardim Botânico projetado pelo arquiteto Carlos Thays, abriga mais de 8 mil espécies de plantas do mundo todo, na grande maioria da flora argentina. O parque apresenta vários estilos da jardinagem paisagista o que pode ser constatado pelos jardins romano, francês e oriental que embelezam o local.
No interior do Jardim Botânico se encontra um prédio central de estilo inglês do ano de 1881 com importante coleção de obras de arte na sua entrada, a Escola Municipal de Jardinagem Cristóbal María Hicken, a Biblioteca Botânica com livros e publicações de todo o mundo, disponível para os visitantes e o Museu Botânico.

Endereço: Avenida Santa Fé, 3951

- Jardín Zoológico de Buenos Aires

Fonte: http://www.quetalviajar.com/destinos-de-viagem/argentina/parques-e-jardins-em-buenos-aires-2.htm

Criado durante a presidência de Domingo Faustino Sarmiento, o jardim Zoológico ocupa uma área de mais de 18 hectares. No seu interior encontramos uma grande variedade de animais da Argentina e do mundo, espécies de mamíferos, de répteis e de aves, aquário, granja, uma reprodução do habitat da selva subtropical e muitas das jaulas que recriam o estilo arquitetônico do país de origem dos animais.

Site Oficial: http://www.zoobuenosaires.com.ar/
Endereço: Avenida Sarmiento, 2827

- Jardín Japonés

Fonte: http://www.quetalviajar.com/destinos-de-viagem/argentina/parques-e-jardins-em-buenos-aires-2.htm

Doado pela Associação Japonesa da Argentina à cidade de Buenos Aires em 1979, o jardim japonês reproduz a beleza dos jardins orientais, que são os que se encontram no acesso principal dos templos. Pequenos lagos onde há diminutas ilhas ligadas por pontes de madeira, assim como plantas típicas, como os bonsais, e pedras que emergem das águas, onde é possível observar as coloridas carpas, peixe que simboliza a fecundidade, se combinando de maneira perfeita. No jardim japonês também se encontra o Monumento ao Imigrante Japonês, em homenagem à coletividade fundadora, e o Sino da Paz. O jardim tem um restaurante de comida oriental e uma Casa de Chá, onde converte no centro cultural da comunidade japonesa na Argentina.

Endereço: Avenidas Casares e Adolfo Berro

- Palermo Chico


No chamado Palermo Chico ou Bairro Parque é aonde encontraremos palácios, mansões, embaixadas, consulados e elegantes residências. Está delimitado pela Avenida Figueroa Alcorta, entre Tagle e San Martín de Tours. As ruas são arborizadas e apresentam traçado curvo e irregular.

- Palermo Viejo (Palermo Soho)


Também conhecido como Palermo Soho devido a sua similaridade com os bairros de Soho e Village de New York. Limitado ao sul da avenida Juan B. Justo até a avenida Scalabrini Ortiz.
É a parte mais antiga de Palermo. Constituído anteriormente por bodegas, principalmente de vinhos e por casas antigas do início do século XX que foram recuperadas arquitetonicamente e por outras em processo de remodelação. Hoje suas casas são habitadas por boêmios, por arquitetos, por profissionais da moda e da decoração e por artistas que expõem e vendem ali suas criações. Tornou num lugar exclusivo, cheio de estilos e tendências onde passou a abrigar alojamentos com uma proposta diferente de hospedagem; um centro gastronômico, apresentando cada bar e restaurante com identidade própria; espaços de diversão noturna; galerias de arte; salas de teatro alternativo; estúdios de desenho e ateliês que criam tendências; e casas de decoração com elementos exóticos.


- 20h00min - Confiteria Ideal- Casa de Tango e Milonga

Fonte: http://www.confiteriaideal.com/public/Galeria/home

Café criado no princípio do século XX, é um clássico da cidade, conta com aulas de Tango e Milonga, todos os dias da semana, espaço agradável e requintado.

Endereço: Suipacha, 384
Site oficial: http://www.confiteriaideal.com/public/Index/home




Nenhum comentário:

Postar um comentário