6 de out. de 2010

BsAs - 16 de outubro - Rio Tigre / Recoleta

- 07h30min – Passeio Rio Tigre

Fonte: http://jeguiando.com/2009/01/08/passeio-no-delta-do-rio-tigre-argentina/

Após pegarmos o trem na Estação Retiro, chegaremos ao Rio Tigre, durante o passeio além da maravilhosa vista, poderemos conhecer: Estação Fluvial Tigre, O Museu Casa de Domingo F. Sarmiento, Museu Naval da Nação, Parque da Costa, Museu da Prefeitura e o Museu da Reconquista.

- 10h30min – San Isidro

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/San_Isidro,_Buenos_Aires

San Isidro, é um município da Grande Buenos Aires e um dos municípios mais ricos na Argentina. O centro de San Isidro é uma área histórica com ruas e casas antigas térreas. No seu coração está a Plaza Mitre, com o neo-gótico da catedral de San Isidro de 1898, abrigando também o Rugby Museu, a feira de artesanato e antiguidades.

- 10h30min – Retorno para Buenos Aires, com destino a Recoleta.

- 14h30min – Museo Nacional Bellas Artes

Fonte: http://dreamguides.edreams.pt/argentina/buenos-aires/museu-nacional-de-belas-artes

O Museo Nacional de Bellas Artes de Buenos Aires mostra a maior coleção de arte argentina do mundo. Trata-se de uma coleção de arte argentina do séc. XX e de uma coleção de arte européia que vai da Idade Média ao séc. XX, além de outras coleções secundárias.
O museu foi criado no ano 1896 pela necessidade de conservar as obras dos artistas argentinos que tinham passado por um período de formação na Europa. Entre as muitas obras do MNBA, merecem destaque as de El Greco, Goya, Rodin, Degas, Cézanne ou Picasso, além de obras de pintores argentinos como Jorge de la Vega, Xul Solar ou Berni.
Esse museu, situado na antiga Casa de Bombas desde 1933, também conta com uma interessante coleção de fotografias e uma sala de arte pré-colombiana andina, além de uma coleção de esculturas e uma grande biblioteca de livros de arte, com mais de 150.000 exemplares.

Site Oficial: http://www.mnba.org.ar/
Endereço: Av. Del Libertador 1473

- 16h00min – Museu Malba

Fonte: http://www.malba.org.ar/web/elmuseo.php?subseccion=origen

A missão do Malba - Fundação Costantini, Museo de Arte Latino americano de Buenos Aires,
es coleccionar, conservar, estudiar y difundir el arte latinoamericano desde principios del siglo XX hasta la actualidad. é colecionar, preservar, estudar e difundir a arte latino-americana desde o início do século XX até ao presente.
Seus principais objetivos são educar o público e despertar o seu interesse em artistas latino-americanos, contribuindo para o conhecimento das produções culturais latino-americanas promovendo o reconhecimento da diversidade cultural e artística da região, e compartilhar a responsabilidade por esse esforço com a comunidade nacional e internacional para promover o intercâmbio artístico entre os programas de apoio nacionais, regionais e internacionais inovadores centrada nas artes visuais e cultura americana.
Malba funciona em um prédio construído especialmente para o Eduardo F. Costantini, a partir de un concurso internacional lançado no âmbito da VII Bienal de Arquitectura de Buenos Aires BA/97.
O projeto arquitetônico vencedor, que tem muitos prêmios internacionais e citações, foi preparado pelo estudo AFT Córdoba Architects, construído por Gaston Atelman, Martín Fourcade e Alfredo Tapia.
O projeto foi desenvolvido com o objetivo de integrar o edifício à cidade e criar um ambiente propício para apreciar obras de arte, realizando exposições internacionais e de conservação.
O programa arquitetônico foi composto por um hall de entrada, salas de reuniões, exposições permanentes e temporárias, terraços de esculturas, um auditório, restaurante, lojas, áreas de escritórios, oficinas, armazenamento e manutenção, o armazém geral, sala de máquinas e da inteligência central.

Site Oficial: http://www.malba.org.ar/web/home.php
Endereço: Avenida Figueroa Alcorta 3415

- 17h30min – Biblioteca Nacional

Fonte: http://www.bn.gov.ar/arquitectura

O edifício da Biblioteca Nacional foi construído a partir do projeto dos Arquitetos Clorindo Testa, Francisco Bullrich e Cazzaniga Alicia, que ganhou o primeiro prêmio no convite para uma competição nacional em 1961.
O principal objetivo do projeto, continha a previsão de crescimento, garantindo a preservação do espaço verde em torno e a diversidade botânica. Para este fim, desenvolveram um projeto onde a maior parte enterrada foi construída, permitindo a possibilidade de crescimento dos depósitos, uma construção e um piso mínimo aéreo.
A fachada original do edifício corresponde ao estilo brutalista, destaca o fato de que a estrutura principal foi resolvida em concreto armado, tendo um caráter arquitetônico destinado a ser exposto.

Site Oficial: http://www.bn.gov.ar/
Endereço: Agüero 2502

- 19h00min – Bs As Design

Fonte: http://www.designrecoleta.com.ar/#/locales_es/geo bazar

Localizado no antigo prédio do Convento da Recoleta transformou-se na maior referência em design de arquitetura e decoração. É o mais importante shopping exclusivo sobre decoração da América do Sul.

Site Oficial: http://www.designrecoleta.com.ar/

- 20h00min – Centro Cultural Recoleta

Fonte: http://centroculturalrecoleta.org/ccr-sp/

O edifício onde o centro cultural está localizado foi originalmente doado aos franciscanos em 1716. A planta da construção foi desenhada pelos arquitetos Jesuítas Juan Krauss e Wolf Juan, quanto o projeto da fachada e interiores são atribuídos a Andrés Blanqui. Terminado em 1732, é um dos mais antigos da cidade.
Com a chegada da Revolução de Maio e a declaração de independência durante a primeira parte do século 19, o edifício foi utilizado como escola de desenho por Manuel Belgrano, e desde a década de 1870 serviu como abrigo para os desamparados.
Clorindo Testa, Jacques Bedel e Luis Benedit , ficaram encarregados da restauração do edifício por volta de 1980, quando o prédio foi planejado como um centro cultural.

Site Oficial: http://centroculturalrecoleta.org/ccr-sp/
Endereço: Junín, 1930


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário