8 de out. de 2010

Mapas de Buenos Aires...

Quando vamos pra um local que não conhecemos muito, pensamos sempre... “O que eu não posso esquecer de levar? “ Entre todas as respostas possíveis, a palavra MAPA obviamente aparecerá.
Então nada mais justo do que compartilhar com vocês todos os mapas interessantes que encontrei de Buenos Aires!

P.S: Como sou um tanto inexperiente nessa questão de publicar imagens e informações na internet, infelizmente não descobri uma forma de publicar o mapa com ele sendo ampliado quando clicarem encima, então para solucionar o problema vou colocar os links de onde retirei as informações, ai é só acessar que dará pra ver ampliado.

Espero que seja útil pra todos...

- Mapa Turístico de Buenos Aires

Para ver ampliado acesse:




Para ver ampliado acesse:


- Mapa Geral de Buenos Aires

Mapas por circuito...

- Circuito Centro Histórico


Para ver ampliado acesse:


- Circuito Av. de Mayo


Para ver ampliado acesse:

- Circuito Av. Corrientes

Para ver ampliado acesse:

- Circuito Recoleta


Para ver ampliado acesse:

- Circuito Puerto Madero


Para ver ampliado acesse:

- Circuito Palermo


Para ver ampliado acesse:

Todos os circuitos foram retirados do site:



Previsão do Tempo...

Nada melhor do que saber a previsão do tempo, para então preparar as malas.... ai vai então mais essa dica...

Para quem quiser deixar pra ver quando estiver mais pertinho da data da viagem, é só conferir no link: http://br.weather.com/weather/local/ARBA0009


Dica para as compras...

- Tax Free


Fazer compras em Buenos Aires costuma ser vantajoso para nos brasileiros, pois o valor da moeda local é desvalorizada em relação a nossa moeda, o Real. Por isso é bastante comum que os brasileiros em visita a esta cidade, acabe investindo muito nas compras,  o que não é nada mal, hein? Se você é uma dessas pessoas que se joga nas compras em Buenos Aires, saiba que existe uma dica bem legal para quem quer comprar e ainda sair com algum dinheiro com isso tudo, é o “Tax Free” ou “Desgravacion”.

Em Buenos Aires, e na Argetina de um modo geral, existe o “Tax Free” que é o reembolso de impostos de produtos fabricados na Argentina. Funciona assim: você faz compras em lojas com o selo Tax Free (foto) acima de $70 pesos e o valor dos impostos é devolvido no aeroporto em descontos que variam entre 10% a 20%. Fique atento pois algumas lojas possuem o Tax Free mas o selo não fica visível, vale sempre perguntar.

Lojas famosas como a Laffayete e algumas da Galerias Pacífico trabalham com o Tax Free. E aquelas lojas que não possuem, você facilmente consegue negociar algum desconto, basta insistir. Para ter direito ao desconto você deve preencher nas lojas participantes um formulário que deve ser entregue na Aduana do aeroporto quando estiver voltando ao Brasil.

O único guichê fica próximo aos portões de embarque e costuma ter fila, portanto se planeje em chegar antes do horário marcado pro seu vôo. Outro motivo é que, como o dinheiro do imposto é devolvido em dinheiro (em pesos argentinos), você provavelmente vai ter que cambiar para reais lá mesmo no aeroporto. Outra opção de recebimento é creditar o valor no seu cartão crédito (descontando operações de câmbio de duas moedas peso->dólar, dólar->real), e que mesmo assim não deixa de ser uma grande vantagem.

Uma dica primordial é ir no guichê antes de despachar as malas, pois os produtos comprados e o cheque com a fatura devem ser mostrados na hora para receber os créditos.


6 de out. de 2010

BsAs - 18 de outubro - Puerto Madero

- 08h30min – Hotel Faena

Fonte: http://www.ohbuenosaires.com/emportugues/buenosairespuertomadero.htm

No bairro de Puerto Madero, instalado em um antigo armazém de 1902 - construído em tijolos aparentes e madeira - e reformado por projeto do celebrado francês Philippe Starck, transformou-se rapidamente no supra-sumo do luxo da hotelaria argentina. Uma elegante e harmônica combinação do antigo com o moderno. O luxo e o requinte se encontram nos mínimos detalhes.

- Puente de La Mujer - Santiago Calatrava


Puente de la Mujer (Ponte da Mulher) é obra do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, na cidade de Buenos Aires, na Argentina. É a única de suas obras que está situada na América Latina, mais precisamente no Dique 3 de Puerto Madero.
O projeto é uma síntese da imagem de um casal dançando tango, a obra foi inaugurada em 20 de dezembro de 2001.

- Museu Fortabat  (Fechado às segundas- feiras)

Fonte:http://www.celestebuenosaires.com/index.php?option=com_content&view=article&id=93%3Acoleccion-fortabat-acervo-de-luxo-em-novo-museu-porteno&catid=70%3Amuseus&Itemid=117&lang=pt

Desde o final de 2008 está aberta, em Puerto Madero, a Colección Amalia Lacroze de Fortabat, museu com o melhor das artes plásticas argentinas, pintores europeus, precursores viajantes e objetos de valor incalculável. O espaço, criado pelo arquiteto Rafael Viñoli, foi idealizado e financiado pela proprietária das obras, a empresária e colecionadora argentina Amalia Lacroze de Fortabat, alcançando os mais altos padrões em museologia e curadoria da atualidade. 

Site oficial de Puerto Madero: http://www.puertomadero.com/

BsAs - 17 de outubro - La Plata / Palermo

- 07h30min – Estação Retiro – Saída para La Plata

Fonte: http://www.vivabuenosaires.com.br/provincia_estado_buenos_aires/la_plata.php

La Plata, capital da província de Buenos Aires, é o melhor exemplo de prosperidade argentina, durante o último quarto de século XIX,  o que  traça o seu projeto urbanistico e em sua sintuosa arquitetura. Fundada por Dardo Rocha, naquele momento governador da província, foi uma das primeiras cidades do mundo cujo plano urbanístico foi antes do seu nascimento, refletindo aos seus numerosos parques e praças, com amplas avenidas e diagonais, por isso é conhecida como a “cidade das diagonais”. Atualmente é a cidade com maior quantidade de museus,  locais e monumentos históricos em toda cidade.

Distância: 57km da Cidade de Buenos Aires
Populaçao: 553.002 habitantes
Fundaçao: 19 de novembro  de 1882

- 08h30min – Casa Curutchet - Le Corbusier

Fonte: http://www.docomomo.org.br/seminario%207%20pdfs/051.pdf

A Casa Curutchet, situada em La Plata, Argentina, foi projetada por Le Corbusier em 1948-49 e representa um caso particular dentro da obra do arquiteto. Inserida em malha urbana perfeitamente constituída, sobre um bulevar e em frente a uma praça, é a única casa do arquiteto construída na América Latina.
Além disso implantada em lote estreito e profundo entre medianeiras, flanqueado por casas contíguas de diferentes épocas, a residência é um típico exemplo de arquitetura moderna perfeitamente ajustada a um contexto urbano figurativo.
Encomendado a Le Corbusier por importante cirurgião da cidade, o projeto despertou o interesse do
arquiteto, que havia estado na Argentina em 1929 e esboçara um plano urbanístico para a capital. Sem
conhecer o terreno, Le Corbusier mantém intensa correspondência com o cliente, que o alimenta com
informações a respeito do programa de necessidades, da legislação urbana da cidade e com material
fotográfico do lote e seu entorno. Duas exigências programáticas básicas eram solicitadas pelo Dr.
Curutchet: consultório independente da residência e principais ambientes com vista para a praça em frente.

Dica: Vejam o material completo disponível nesse link:
http://www.docomomo.org.br/seminario%207%20pdfs/051.pdf

- 12h30min – Retorno para Buenos Aires / Palermo

- 14h30min – Jardín Botánico Carlos Thays

Fonte: http://www.quetalviajar.com/destinos-de-viagem/argentina/parques-e-jardins-em-buenos-aires-2.htm

Ocupando uma área de mais de seis hectares, o jardim Botânico projetado pelo arquiteto Carlos Thays, abriga mais de 8 mil espécies de plantas do mundo todo, na grande maioria da flora argentina. O parque apresenta vários estilos da jardinagem paisagista o que pode ser constatado pelos jardins romano, francês e oriental que embelezam o local.
No interior do Jardim Botânico se encontra um prédio central de estilo inglês do ano de 1881 com importante coleção de obras de arte na sua entrada, a Escola Municipal de Jardinagem Cristóbal María Hicken, a Biblioteca Botânica com livros e publicações de todo o mundo, disponível para os visitantes e o Museu Botânico.

Endereço: Avenida Santa Fé, 3951

- Jardín Zoológico de Buenos Aires

Fonte: http://www.quetalviajar.com/destinos-de-viagem/argentina/parques-e-jardins-em-buenos-aires-2.htm

Criado durante a presidência de Domingo Faustino Sarmiento, o jardim Zoológico ocupa uma área de mais de 18 hectares. No seu interior encontramos uma grande variedade de animais da Argentina e do mundo, espécies de mamíferos, de répteis e de aves, aquário, granja, uma reprodução do habitat da selva subtropical e muitas das jaulas que recriam o estilo arquitetônico do país de origem dos animais.

Site Oficial: http://www.zoobuenosaires.com.ar/
Endereço: Avenida Sarmiento, 2827

- Jardín Japonés

Fonte: http://www.quetalviajar.com/destinos-de-viagem/argentina/parques-e-jardins-em-buenos-aires-2.htm

Doado pela Associação Japonesa da Argentina à cidade de Buenos Aires em 1979, o jardim japonês reproduz a beleza dos jardins orientais, que são os que se encontram no acesso principal dos templos. Pequenos lagos onde há diminutas ilhas ligadas por pontes de madeira, assim como plantas típicas, como os bonsais, e pedras que emergem das águas, onde é possível observar as coloridas carpas, peixe que simboliza a fecundidade, se combinando de maneira perfeita. No jardim japonês também se encontra o Monumento ao Imigrante Japonês, em homenagem à coletividade fundadora, e o Sino da Paz. O jardim tem um restaurante de comida oriental e uma Casa de Chá, onde converte no centro cultural da comunidade japonesa na Argentina.

Endereço: Avenidas Casares e Adolfo Berro

- Palermo Chico


No chamado Palermo Chico ou Bairro Parque é aonde encontraremos palácios, mansões, embaixadas, consulados e elegantes residências. Está delimitado pela Avenida Figueroa Alcorta, entre Tagle e San Martín de Tours. As ruas são arborizadas e apresentam traçado curvo e irregular.

- Palermo Viejo (Palermo Soho)


Também conhecido como Palermo Soho devido a sua similaridade com os bairros de Soho e Village de New York. Limitado ao sul da avenida Juan B. Justo até a avenida Scalabrini Ortiz.
É a parte mais antiga de Palermo. Constituído anteriormente por bodegas, principalmente de vinhos e por casas antigas do início do século XX que foram recuperadas arquitetonicamente e por outras em processo de remodelação. Hoje suas casas são habitadas por boêmios, por arquitetos, por profissionais da moda e da decoração e por artistas que expõem e vendem ali suas criações. Tornou num lugar exclusivo, cheio de estilos e tendências onde passou a abrigar alojamentos com uma proposta diferente de hospedagem; um centro gastronômico, apresentando cada bar e restaurante com identidade própria; espaços de diversão noturna; galerias de arte; salas de teatro alternativo; estúdios de desenho e ateliês que criam tendências; e casas de decoração com elementos exóticos.


- 20h00min - Confiteria Ideal- Casa de Tango e Milonga

Fonte: http://www.confiteriaideal.com/public/Galeria/home

Café criado no princípio do século XX, é um clássico da cidade, conta com aulas de Tango e Milonga, todos os dias da semana, espaço agradável e requintado.

Endereço: Suipacha, 384
Site oficial: http://www.confiteriaideal.com/public/Index/home




BsAs - 16 de outubro - Rio Tigre / Recoleta

- 07h30min – Passeio Rio Tigre

Fonte: http://jeguiando.com/2009/01/08/passeio-no-delta-do-rio-tigre-argentina/

Após pegarmos o trem na Estação Retiro, chegaremos ao Rio Tigre, durante o passeio além da maravilhosa vista, poderemos conhecer: Estação Fluvial Tigre, O Museu Casa de Domingo F. Sarmiento, Museu Naval da Nação, Parque da Costa, Museu da Prefeitura e o Museu da Reconquista.

- 10h30min – San Isidro

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/San_Isidro,_Buenos_Aires

San Isidro, é um município da Grande Buenos Aires e um dos municípios mais ricos na Argentina. O centro de San Isidro é uma área histórica com ruas e casas antigas térreas. No seu coração está a Plaza Mitre, com o neo-gótico da catedral de San Isidro de 1898, abrigando também o Rugby Museu, a feira de artesanato e antiguidades.

- 10h30min – Retorno para Buenos Aires, com destino a Recoleta.

- 14h30min – Museo Nacional Bellas Artes

Fonte: http://dreamguides.edreams.pt/argentina/buenos-aires/museu-nacional-de-belas-artes

O Museo Nacional de Bellas Artes de Buenos Aires mostra a maior coleção de arte argentina do mundo. Trata-se de uma coleção de arte argentina do séc. XX e de uma coleção de arte européia que vai da Idade Média ao séc. XX, além de outras coleções secundárias.
O museu foi criado no ano 1896 pela necessidade de conservar as obras dos artistas argentinos que tinham passado por um período de formação na Europa. Entre as muitas obras do MNBA, merecem destaque as de El Greco, Goya, Rodin, Degas, Cézanne ou Picasso, além de obras de pintores argentinos como Jorge de la Vega, Xul Solar ou Berni.
Esse museu, situado na antiga Casa de Bombas desde 1933, também conta com uma interessante coleção de fotografias e uma sala de arte pré-colombiana andina, além de uma coleção de esculturas e uma grande biblioteca de livros de arte, com mais de 150.000 exemplares.

Site Oficial: http://www.mnba.org.ar/
Endereço: Av. Del Libertador 1473

- 16h00min – Museu Malba

Fonte: http://www.malba.org.ar/web/elmuseo.php?subseccion=origen

A missão do Malba - Fundação Costantini, Museo de Arte Latino americano de Buenos Aires,
es coleccionar, conservar, estudiar y difundir el arte latinoamericano desde principios del siglo XX hasta la actualidad. é colecionar, preservar, estudar e difundir a arte latino-americana desde o início do século XX até ao presente.
Seus principais objetivos são educar o público e despertar o seu interesse em artistas latino-americanos, contribuindo para o conhecimento das produções culturais latino-americanas promovendo o reconhecimento da diversidade cultural e artística da região, e compartilhar a responsabilidade por esse esforço com a comunidade nacional e internacional para promover o intercâmbio artístico entre os programas de apoio nacionais, regionais e internacionais inovadores centrada nas artes visuais e cultura americana.
Malba funciona em um prédio construído especialmente para o Eduardo F. Costantini, a partir de un concurso internacional lançado no âmbito da VII Bienal de Arquitectura de Buenos Aires BA/97.
O projeto arquitetônico vencedor, que tem muitos prêmios internacionais e citações, foi preparado pelo estudo AFT Córdoba Architects, construído por Gaston Atelman, Martín Fourcade e Alfredo Tapia.
O projeto foi desenvolvido com o objetivo de integrar o edifício à cidade e criar um ambiente propício para apreciar obras de arte, realizando exposições internacionais e de conservação.
O programa arquitetônico foi composto por um hall de entrada, salas de reuniões, exposições permanentes e temporárias, terraços de esculturas, um auditório, restaurante, lojas, áreas de escritórios, oficinas, armazenamento e manutenção, o armazém geral, sala de máquinas e da inteligência central.

Site Oficial: http://www.malba.org.ar/web/home.php
Endereço: Avenida Figueroa Alcorta 3415

- 17h30min – Biblioteca Nacional

Fonte: http://www.bn.gov.ar/arquitectura

O edifício da Biblioteca Nacional foi construído a partir do projeto dos Arquitetos Clorindo Testa, Francisco Bullrich e Cazzaniga Alicia, que ganhou o primeiro prêmio no convite para uma competição nacional em 1961.
O principal objetivo do projeto, continha a previsão de crescimento, garantindo a preservação do espaço verde em torno e a diversidade botânica. Para este fim, desenvolveram um projeto onde a maior parte enterrada foi construída, permitindo a possibilidade de crescimento dos depósitos, uma construção e um piso mínimo aéreo.
A fachada original do edifício corresponde ao estilo brutalista, destaca o fato de que a estrutura principal foi resolvida em concreto armado, tendo um caráter arquitetônico destinado a ser exposto.

Site Oficial: http://www.bn.gov.ar/
Endereço: Agüero 2502

- 19h00min – Bs As Design

Fonte: http://www.designrecoleta.com.ar/#/locales_es/geo bazar

Localizado no antigo prédio do Convento da Recoleta transformou-se na maior referência em design de arquitetura e decoração. É o mais importante shopping exclusivo sobre decoração da América do Sul.

Site Oficial: http://www.designrecoleta.com.ar/

- 20h00min – Centro Cultural Recoleta

Fonte: http://centroculturalrecoleta.org/ccr-sp/

O edifício onde o centro cultural está localizado foi originalmente doado aos franciscanos em 1716. A planta da construção foi desenhada pelos arquitetos Jesuítas Juan Krauss e Wolf Juan, quanto o projeto da fachada e interiores são atribuídos a Andrés Blanqui. Terminado em 1732, é um dos mais antigos da cidade.
Com a chegada da Revolução de Maio e a declaração de independência durante a primeira parte do século 19, o edifício foi utilizado como escola de desenho por Manuel Belgrano, e desde a década de 1870 serviu como abrigo para os desamparados.
Clorindo Testa, Jacques Bedel e Luis Benedit , ficaram encarregados da restauração do edifício por volta de 1980, quando o prédio foi planejado como um centro cultural.

Site Oficial: http://centroculturalrecoleta.org/ccr-sp/
Endereço: Junín, 1930