27 de set. de 2010

BsAs - 15 de outubro - Centro

*** Começaremos a sexta-feira em Buenos Aires conhecendo... ***

- 09h30min – Calle Florida

Site Oficial da Calle Florida: http://www.floridastreet.com/

- Plaza San Martin

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Plaza_San_Mart%C3%ADn_(Buenos_Aires)

A Plaza San Matin passou por diversas modificações com o decorrer do tempo, atualmente passou a ser um refugio para os portenhos, por ser um lugar silencioso e calmo mesmo estando no centro de Buenos Aires.
A Praça possui diversos monumentos, e vista para casas de diversos períodos da Arquitetura portenha.

- 10h30min - Museu El Zanjon

Fonte: http://www.elzanjon.com.ar/

Uma verdadeira viagem ao passado de Buenos Aires, o que atualmente é o Museu El Zanjon, foi descoberto acidentalmente em 1985, após escavações, que duraram aproximadamente 20 anos para terminar, sendo a obra de arqueologia mais importante da cidade.
Ao visitar o Museu, diversas passagens subterrâneas dão acesso a 4 casas, em diversos estilos, retratando a vida Portenha.

Site Oficial: http://www.elzanjon.com.ar/
Visitas guiadas: Segunda a Sexta – 11h00min às 16h00min / Com duração de 60 minutos.
Endereço: Defensa, 755

- 11h30min – Iglesia Ortodoxa Rusa

Fonte: http://www.buenosaires.travel/Iglesia-Ortodoxa-Rusa-pt.aspx

No século XIX, com os fluxos de imigrantes, chegaram os primeiros ortodoxos: gregos e eslavos e depois, sírios libenêses, mas nã tinham representação nenhuma. Assim, Alexandro III projetou a criaçào duma igreja ortodoxa, dependente da Legação Russa Imperial na América do Sul.A Igreja foi desenhada em San Petersburgo e a obra foi dirigida pelo artista Chistophersen, inaugurando-se no ano 1904.

Endereço: Brasil, 315

- 12h00min – El Viejo Almacen

 Fonte: http://www.viejo-almacen.com.ar/

Tradicional restaurante de Buenos Aires, oferece pratos internacionais e regionais, com incríveis espetáculos de tango.

Site Oficial: http://www.viejo-almacen.com.ar/
Endereço: Av. Independência x Balcarce

- 14h00min – Manzana de las Luces


A Manzana das Luzes, habitada pela elite portenha do século XIX, devido ao seu valor histórico teve todas as construções que a formam nomeadas como Monumento Histórico.
Seu nome tem a ver com a sua condição de centro intelectual, no apogeu do Iluminismo, na época de sua fundação.
Sua história inicia-se no ano 1661 quando a Companhia de Jesus mudou-se de seu local original, que ficava onde hoje fica a Praza de Maio. Até 1767, os jesuítas construíram estas ruas: onde podemos visitar a Sala dos Representantes, Procuradoria das Missões, Museu de Sítio, Mercado das Luzes, Igreja de São Inácio e o Colégio Nacional de Buenos Aires.

Site Oficial: http://www.manzanadelasluces.gov.ar/
Visitas guiadas: Segunda a Sexta – 15:00.
Endereço: Peru, 272

- 15h30min – Caminhada pela Avenida 9 de Julio


A Avenida 9 de Julio é a via pública mais ampla de Buenos Aires e uma das mais amplas do mundo. Inaugurada em 1937 no centro da cidade, para a sua construção foram demolidos cinco quarteirões. O seu nome se deve ao dia da declaração da independência argentina.

- 17h00min – Libreria El Ateneo Grand Splendid

Fonte: http://buenosairesdreams.blogspot.com/2010/06/el-ateneo-grand-splendid-mais-linda.html
 
A livraria El Ateneo Grand Splendid, tem sido nomeada como a 2° mais bela livraria do mundo, segundo o jornal britânico The Guardian.
A livraria está localizada no que foi anteriormente o renomado Teatro Grand Splendid, que segundo a história foi palco de grandes peças, com figuras relevantes do tango como Carlos Gardel, após o fechamento do Teatro tornou-se cinema, e posteriormente livraria.
A livraria ocupa uma área de 2000 metros quadrados em três andares com quatro linhas de caixas e um teto abobadado pintado com motivos bíblicos pelo pintor italiano Nazareno Orlandi, o teatro foi construído em 1919 pelos arquitetos Peró e Armengol Torres.
  
Endereço: Avenida Santa Fé, 1860

- 20h00min – Mercado de Abasto

Fonte:http://pt.wikilingue.com/es/Mercado_de_Abasto_de_Buenos_Aires

O Mercado de Abasto foi um mercado provedor de frutas e verduras. Depois de deixar de funcionar em 1984, o edifício manteve-se sem uso durante anos até que foi convertido em um shopping em 1999.
Endereço: Avenida Corrientes, 3.247








BsAs - 14 de outubro

*** Começo agora a publicar o roteiro que faremos em Buenos Aires... com algumas imagens e textos simples sobre cada local que iremos passar...

P.S: Praticamente todos os lugares que vamos visitar possuem site oficial, não deixem de ver os links postados... são incriveis! ***

Após chegarmos no hotel... começaremos a conhecer Buenos Aires por...

- 15h45min - Plaza Del Congreso



- 16h30min - Museo de La Ciudad

Inaugurado en 1968, el museo ocupa cuatro edificios de valor patrimoniaInaugurado em 1968, o museu ocupa quatro edifícios de valor patrimonial. La Casa de los Altos de Elorriaga (1808), la Casa de Ezcurra (consolidada en 1830), la Casa de los Altos de la Estrella (1894) y la Casa de los Querubines (alrededor de 1895); las dos primeras, en restauración. La Casa de los Altos de Elorriaga (1808), Casa de Ezcurra (consolidado em 1830), a Casa de los Altos de la Estrella (1894) e da Câmara dos Querubins (cerca de 1895), os dois primeiros, estão em restauração . Bajo la dirección del museo se encuentran la Feria dominical de San Pedro Telmo, en la Plaza Borrego (Humberto I y Defensa), y la Feria de las Artes, en la Plazoleta San Francisco (Alsina y Defensa).O museu mantém viva a memória da habitação urbana, com vários objetos característicos, muitas vezes resgatados de escombros de demolição.

Site Oficial: http://www.museodelaciudad.buenosaires.gob.ar/
Horário: Segunda a Sexta – 11h00min às 19h00min
Endereço: Adolfo Alsina, 412

- Avenida de Mayo – Palácio Barolo


Na década de 1910, o industrial Luis Barolo (1869 /1922) e o arquiteto Mario Palanti (1885 - !979), sonharam com trazer as cinzas do poeta Dante Alighieri a Buenos Aires e construíram um santuário na Avenida de Mayo.
O Palácio Barolo foi o prédio mais alto do mundo, até a construção do Cavanagh, no ano 1935.

Site Oficial: http://www.pbarolo.com.ar/
Visitas guiadas: Segundas e Quintas – Entre 16h00min e 19h00min
Endereço: Avenida de Mayo, 1370

- Café Tortoni


Um dos cafés mais antigos e tradicionais de Buenos Aires, foi inaugurado em 1858 em uma fazenda na Rua Rivadavia e rua Esmeralda, e logo mudou-se para o seu lugar final entre Rivadavia e Avenida de Mayo, em 1880, onde foram antigamente o Templo Escoces em Buenos Aires.
A fachada que vemos hoje foi projetado pelo arquiteto Alejandro Christophersen, o mais prestigiado da época, também construtor do Palacio Anchorena ou Palacio San Martin (Retiro) e da Igreja Ortodoxa Russa em frente ao Plaza Lezama, entre outros edifícios importantes.

Site Oficial: http://www.cafetortoni.com.ar/
Endereço: Avenida de Mayo, 825

- Avenida Nove de Julho – Obelisco

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Obelisco_de_Buenos_Aires

O Obelisco foi erguido na Praça da República, no cruzamento das Avenidas Corrientes e Nove de julho, em comemoração ao quarto centenário da fundação da cidade.
As obras começaram em 20 de março de 1936, e o monumento foi inaugurado em 23 de maio 1936.
Ele foi projetado pelo arquiteto Alberto Prebisch (um dos principais arquitetos do modernismo argentino e autor também do Teatro Gran Rex), a pedido do prefeito Mariano de Vedia e Mitre.

- 18h00min – Plaza de Mayo

Fonte: http://www.ohbuenosaires.com/emportugues/buenosairesplazademayo.htm

Na Plaza de Mayo encontraremos os principais edifícios institucionais da cidade. A Casa de Governo ou Casa Rosada, construída entre 1860 e 1880, o monumental Banco Nación, o Cabildo (diminuído em posteriores reformas), a Catedral, entre outros.
A praça foi palco dos sucessos históricos mais relevantes. Presidentes e seus discursos (na sacada da Casa Rosada), revoluções, protestos sociais, rebeliões, quedas de poder, o anúncio da guerra com a Inglaterra, Eva Perón e uma lista interminável de acontecimentos decisivos para a Nação
Argentina.


- Casa Rosada / Museu da Casa do Governo


A Casa Rosada é a sede da Presidência da Republica Argentina, e abriga também o Museu da Casa do Governo.
Há também uma lenda que diz que a cor rosada é uma junção de vermelho e branco, cores-símbolo de dois partidos políticos.

- Catedral Metropolitana

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_Metropolitana_de_Buenos_Aires

A Catedral Metropolitana de Buenos Aires é a principal igreja católica, localiza-se no centro da cidade, diante da Praça de Maio, na esquina das ruas San Martín e Rivadavia, no bairro de San Nicolás. É a igreja-mãe da Arquidiocese de Buenos Aires.
A Catedral de Buenos Aires foi reconstruída diversas vezes desde suas origens humildes no século XVI. O prédio atual é uma mistura de estilos arquitetônicos, com uma nave e um domo do século XVIII e uma severa fachada neoclássica do século XIX, sem torres. O interior mantém estátuas preciosas do século XVIII, bem como retábulos, bem como uma rica decoração neo-renascentista e neobarroca.

Site Oficial: http://www.catedralbuenosaires.org.ar/
Endereço: Rua San Martin, 27

- Cabildo de Buenos Aires
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cabildo_de_Buenos_Aires

Durante a época colonial, o edifício foi sede do cabildo encarregado de representar a cidade frente à metrópole, com várias funções jurídicas e administrativas, além de servir de prisão. O cabildo de Buenos Aires cobrou mais importância a partir da criação em 1776 do Vice-Reino do Rio da Prata, cuja capital era Buenos Aires. Foi no cabildo da cidade que foi declarada a Revolução de Maio de 1810, primeiro passo da independência de vários países da região platina.

Visitas: Terça à Sexta – das 10h30min às 17h00min
Endereço: Rua Bolívar, 65

- 20h00min – Teatro Colón - (Ingressos esgotados para a apresentação proposta)

Fonte: http://haciendoelcolon.buenosaires.gov.ar/

O Teatro Colón de Buenos Aires é considerado um dos melhores teatros do mundo. Reconocido por su acústica y por el valor artístico de su construcción, cumplió 100 años en 2008. Famoso por sua acústica e do valor artístico da construção, fez 100 anos em 2008.
O edifício demorou cerca de 20 anos para ser construído, sua pedra fundamental foi colocada em 25 de maio de 1890, com a intenção de inaugurar antes de 12 de outubro de 1892 para coincidir com o quarto aniversário da descoberta da América. El proyecto inicial fue del arquitecto Francesco Tamburini quien, a su muerte en 1891, fue continuado y modificado por su socio, el arquitecto Víctor Meano, autor del palacio del Congreso Argentino.
O projeto inicial foi concebido pelo arquiteto Francesco Tamburini. Jules Dormal introduziu algumas alterações estruturais e, definitivamente, deixou a sua marca impressa no estilo francês da decoração.
O edifício, em estilo eclético, típico do século XX, abrangendo 8.202 metros quadrados, dos quais 5.006 correspondem ao edifício principal e 3.196  as dependências de baixo nível.
A área total do edifício antigo é 37.884 metros quadrados mas no Las ampliaciones realizadas posteriormente, sobre todo las de finales de la década de 1960 (arquitecto Mario Roberto Álvarez), sumaron 12.000 metros cuadrados, llevando la superficie total del Teato Colón a 58.000 metros cuadrados.final da década de 1960 (arquiteto Mario Roberto Alvarez), acrescentou-se mais 12.000 metros quadrados, elevando a área total para 58.000 metros quadrados.

Site Oficial: http://www.teatrocolon.org.ar/
Endereço: Rua Cerrito, 618